A importância do planejamento arquitetônico nos ambientes

As tecnologias assistentes na produção: os processos para fabricação de produtos em aço inox
4 de março de 2020

Quando se fala ema arquitetura, muitas pessoas pensam na construção de grandes prédios ou ambientes complexos como planejamento urbano, entre outros tipos. Mas, a verdade é que um planejamento arquitetônico nos ambientes é extremamente importante.

Este tipo de arquitetura é chamado de arquitetura de interiores. Pessoas menos esclarecidas quanto ao papel do arquiteto em um projeto de interiores, pode pensar que é desperdício de tempo e dinheiro.

O que é projeto de interiores?

Um projeto de interior é o planejamento de um ambiente interno. Ao se pensar em fazer uma casa ou uma área, por exemplo, o projeto de arquitetura adentra como uma estrutura do que se pretende fazer no espaço físico disponível, unindo três pontos importantes: praticidade, funcionalidade e estética.

O projeto é formulado de acordo com a expectativa do cliente. A comunicação é feita o tempo inteiro, e o projeto sempre é ajustado de acordo com a concepção do cliente – e claro, de acordo com o capital disponível para investimento.

As vantagens de contratar um arquiteto de interiores

Ter um arquiteto para planejar uma casa, ou até mesmo um cômodo, é muito importante pois ele irá englobar todos os aspectos necessários para o conforto das pessoas que utilizarão aquele ambiente.

Será pensado em tudo: revestimentos, parte elétrica, hidráulica, e até mesmo a iluminação e mobília. Tudo é construído de maneira harmônica, seja nas cores quanto na disposição dos móveis no ambiente, para que não haja quaisquer espaços vazios ou mal utilizados.

Mas isso tudo não fica apenas no âmbito conceitual: o arquiteto pensará nos materiais e até mesmo preços deles na construção do seu projeto.

Um bom projeto traz os anseios de quem vai utilizá-lo. Ou, do que uma empresa espera, quando contrata um arquiteto para construir o seu projeto.

Além disso, este profissional garantirá a segurança da construção e do produto final – ele deverá ser da maneira que foi combinado com você. Além disso, prezará o conforto do seu ambiente, a estética.

Por que o mundo precisa cada vez mais de arquitetos

Um dos setores mais quentes da economia para os arquitetos é a arquitetura de interiores, com reforma e residências de médio e grande porte, principalmente aquelas que precisam mexer na estrutura da casa.

Cada vez mais pontos comerciais nascem e o arquiteto precisa exercer o seu trabalho. Para isso, deve ter bastante conhecimentos sobre a harmonização de ambientes, bem como o jogo de luzes.

A elaboração de móveis planejados também está crescendo – cada vez os imóveis estão menores, e acaba se tornando necessário móveis construídos de maneira estratégica para se dispor de maneira eficiente no ambiente, sem deixar sobrar espaços.

Em 2013 houve uma reportagem do jornal O Globo, que afirmava que os móveis estão cada vez menores. Houve uma diminuição de 29% em 10 anos – e agora mais sete anos se passaram.

Os imóveis, devido a urbanização frenética e uma modernidade que não para de crescer, estão ficando menores. E, graças a uma rotina agitada, os espaços precisam ser bem arquitetos, para que sejam cômodos e úteis ao dia a dia.

Principalmente em cozinhas e salas, os projetos arquitetônicos estão em alta. Há uma tendência de modernização de cozinhas através da construção de móveis planejados.

Portanto, deve-se pensar bem na construção do espaço da cozinha, que hoje se tornou um ponto de confraternização das pessoas. Cozinhar se tornou um hobby – muitas vezes realizadas em casal – e a arquitetura acompanha estes hábitos contemporâneos.

× Whatsapp